sábado, 6 de setembro de 2008

International Congress 2008 - Eu fui! - Parte 1

Dpois de muitos e muitos dias sem dar a cara no meu blog (literalmente nem entrar nele eu conseguia), fico feliz de voltar a escrever e com uma notícia boa: sim, eu fui no IC 2008. Graças ao Santo Padroeiro das Listas de Espera (é, aquele mesmo que os vestibulandos rezam no começo de todos os anos) eu fui chamado para o congresso na quarta-feira dia 13 de agosto e tive pouco tempo para me preparar, já que na sexta dia 15 de agosto eu já estava viajando de madrugada para São Paulo para ajudar o pessoal do meu escritório a organizar um Study Tour para 85 gringos no Rio de Janeiro, antes de começar o congresso de fato.

O Study Tour foi fantástico, tive a chance de participar de dois, um antes e um depois do congresso, ambos para 85 gringos. Gostei mais do primeiro, talvez porque ainda não tinha visto tanto os gringos e também por estar mais descansado, já que o segundo foi depois de já estar há 13 dias no congresso e há 16 dias fora de casa... mas foi bom também, porque foi o que eu mais conheci o Rio de Janeiro, tendo a chance de ir no Pão de Açúcar (única atração que já conhecia no Rio), Cristo Redentor e Maracanã. Além disso, não podia faltar as praias de Copacabana e Ipanema. Ainda tivemos a chance de conhecer a famosa feira de São Cristóvão e por sorte, no post Study Tour, uma surpresa muito bonita no céu.
(Nem todos na praia de Copacabana)

(Todos juntos antes de entrarmos no Cristo Redentor (Pre Study Tour))

Nem todos juntos no vestiário do Maracanã (Post Study Tour)

(Gringos espalhados no Pão de Açúcar (Post Study Tour))

(O que nos reservava no céu (reparem em cima da nuvem à direita) )

O IC foi uma experiência única. Um mesmo lugar com mais de 600 pessoas de 105 países diferentes. Parecia a abertura das olímpiadas.

Primeiro foram três dias no premeeting em Itapecerica da Serra. Estávamos separados por regiões. Eu estava na IGN, com todos os países da América Latina, discutindo estratégias de crescimento na região, para aumentarmos o número de @XP, especialmente parcerias entre os países para que possamos aumentar internamente o número de intercâmbios. Festas a noite, com as delegações do Brasil e da Colômbia sendo as mais animadas e se fundindo numa só: Brasilômbia.

(Delegação da Brasilômbia, com um sueco no meio)


(Festa puxada no ritmo da Brasilômbia)
Para mim a melhor sessão foi no 3o e último dia do premeeting, quando todos os presidentes de comitês locais [LCPs] (de todas as regiões) se reuniram para ter uma sessão com Juan Cajiao, atual Presidente da AIESEC Internacional (2008/09). Além de ter nos mostrado qual era o nosso papel no IC, ainda possibilitou que conhecessemos mais sobre o potencial de cooperação entre LCPs e também teve um momento em que nos dividíamos em grupos de quatro pessoas para falar dos pontos fortes e fracos dos nossos escritórios e como poderíamos trocar idéias, ações, entre os escritórios, além de verificar o potencial de intercâmbio entre nossos escritórios.

Bem, mais tarde escrevo a continuação da saga do IC, os 10 dias de conferência.

Nenhum comentário: