quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um pouco mais sobre a Guatemala

Antes de vir para Guatemala percebi que muitas pessoas (das poucas que tive a chance de comentar sobre minha viagem) faziam uma cara de desconhecimento e algumas poucas tinham a coragem (ou vontade) de perguntar onde ficava a Guatemala.

Então acho legal aproveitar esse post para nivelar todo mundo com conhecimentos sobre onde eu estou agora. Com a fonte mais buscada da internet no que tange a conhecimentos e variedades, os trechos a seguir são da wikipedia.


A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Limita-se ao Norte e a Oeste com o México, ao Sul com o oceano Pacífico e a Leste com Honduras, Belize e El Salvador. A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas. No litoral do Pacífico, o clima é o tropical, e na costa caribenha os termômetros chegam a atingir 38ºC. Na floresta da planície de El Petén o clima é quente, e o grau de umidade varia de acordo com a época do ano.

Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m e o Tacaná, de 4.093m. Ao Sul e a Leste as altitudes são menores.

O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros. É também a região mais fértil do país e onde se concentram as principais atividades econômicas, com destaque para o cultivo do milho e a banana. Na região próxima ao Pacífico, as plantações de cana-de-açúcar e café são as mais importantes.

Na Guatemala, berço dos Maias (se quiser ler mais sobre os Maias, clique no link), tem uma cultura gastronômica tão rica e variada como antiga. Na culinária cotidiana da Guatemala o milho é rei e senhor: Tortilhas, Tamalintas, Pishtones, Tacos, Enchiladas, Chuchitos, etc., têm o milho como ingrediente principal.

A cidade da Guatemala, é uma cidade bem diferente de qualquer outra que eu conheça no Brasil. Tem seus quase 3 milhões de habitante e é uma cidade grande mas pequena ao mesmo tempo. Tem de tudo, mas as coisas não são distante. Tem um ar limpo (mais limpo que o de Ribeirao Preto com certeza) e muito verde. Muitos ruas largas e carros importados circulando (carros bem diferentes do que vemos no Brasil). Muitos restaurantes americanos (wendy's, apple's bees, fridays, além dos tradicionais mc donald's, subway e burger king) e locais (como o pollo campero) e muitos cafés (como o café barista entre vários espalhados por toda a cidade).

Bem por enquanto é só, não tenho muita análise para fazer nesse pouco tempo. A experiência tem sido muito boa também. Ainda não tirei muitas fotos e as poucas que tirei estão na minha camera, por isso vou ficar devendo algumas fotos para o próximo post.

Abraços!

PS: Me postulei para o MC no Brasil.

2 comentários:

pedro meinberg disse...

que legal. bom aproveito do lugar, pessoas, cultura.

Manu disse...

Hum, ótimo... pois irei e gosto muito de ouvir comentarios sobre lá.