sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A mudança

Um intercâmbio é sempre uma mudança... faz parte da própria estrutura da palavra, o que poderia tornar a minha primeira sentença quase uma retundância.

É claro que eu esperava várias mudanças quando soube que viria para Guatemala. Mas quando o assunto é mudança, raramente temos controle sobre o que vai ser mudado. Ao contrário do que muitos cientistas pensam,  a vida não é uma função ceteris paribus.

Existem mudanças e mudanças. Entre as positivas posso citar uma maior independência minha (especialmente para a (sobre)vivência do dia-a-dia) e a capacidade de gerenciar melhor meu tempo, minhas atividades e minhas vontades.

Cozinho melhor, estou comendo melhor (salvo quando não consigo fugir do fast-food ou pizza por causa de algumas semanas malucas no meu trabalho), limpo, lavo, passo, enfim, pronto para casar como diriam os antigos.

Por outro lado, mudanças que não posso classificar como negativas, mas simplesmente de mudanças. Não tenho muito mais paciência para ficar na internet fora do meu tempo de trabalho, MSN é artigo raro hoje em dia.

Recentemente resolvi amenizar meu isolamento do mundo virtual. Estou escrevendo aqui no blog e atualizando alguma coisa aqui outra acolá. Mas não vejo como mudar isso no curto prazo. É interessante ver como que tenho tempo para fazer outras coisas que antes não tinha.

Enfim, mudanças. Como escreveu Ovídio em Metamorfose: "E amanhã não seremos o que fomos, nem o que somos".

Nenhum comentário: