domingo, 10 de maio de 2009

Egoísmo

egoismo

Você conhece alguém que é egoísta? Já foi chamado de egoísta?

Mas o que é egoísmo?

Segundo o Houaiss é um substantivo masculino que denota:

  1. amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem
  2. exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo; excessiva vaidade, pretensão, orgulho, presunção

Segundo a wikipedia:

  • Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.

Mas como definir o que é egoísmo? Quais são os aspectos que se condisera ao julgar uma pessoa egoísta? Seus atos de caridade? Seu comprometimento com as causas globais (ambiente, pobreza, saúde ou qualquer outra)? Sua capacidade de ceder de seu interesse em prol dos de outra pessoa? Sua capacidade de não falar de si e dos seus interesses? O não compartilhar aquilo que falta às outras pessoas? O desprezo por aquilo que não te afeta?

Uma definição que me fez pensar a respeito foi a de Oscar Wilde que disse que “egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos” ou, como disse Ambrose Bierce vendo de outra perspectiva: “O egoísta é alguém desprovido de consideração pelo egoísmo dos outros”.

No final, acabo concordando com Oscar Wilde e Ambrose Bierce. Todos nós somos egoístas, a diferença é que reconhecemos como egoístas apenas aqueles que não aceitam viver de acordo com o nosso próprio egoísmo, o qual muitas vezes é subavaliado, esquecido ou desprezado.

Mas mais importante do que isso, foi a conclusão de que ao julgar outra pessoa, ou adjetivar elas, temos que tomar cuidado em nos auto-avaliar primeiro. Descobrir quais são os parâmetros que nos levam a julgar uma pessoa, para não pré julgá-la ou pior, esconder os próprios defeitos, ao tentar submeter o mundo a sua volta ao seu próprio ponto de vista (ou egoísmo).

Nesse sentido, descobri uma ferramenta muito boa que é o feedback, quando você fala para a pessoa as atitudes que você considera egoísta (ou qualquer outro rótulo). Isso permite que você seja claro e direto e ainda colabore para que uma pessoa entenda o seu julgamento e se for o caso, procure melhorar a si mesmo. Não que seja fácil, muito pelo contrário, parece ser ainda mais difícil com amigos do que com pessoas que você não gosta, mas se você criar o hábito, poderá auxiliar o desenvolvimento de outras pessoas e melhorar o seu relacionamento com elas.

Nenhum comentário: